Pomerode
O ano inteiro

15ª edição do Stammtisch

Os grupos de amigos já podem se preparar para a 15ª edição do Stammtisch de Pomerode. O evento confirmado para o dia 27 de fevereiro na Praça Jorge Lacerda promete mais uma vez bater record de público e reunir confrarias de todo o Estado para um dia inteiro de muito chope, comida e diversão no melhor estilo germânico.

As inscrições para o Stammtisch iniciam na próxima segunda-feira (1º) até dia 18 de fevereiro das 7h30min às 12h30min no Portal Sul com Caroline Reinicke. As inscrições e escolha do espaço dos grupos será por ordem de chegada e é limitado a 80 grupos.

Os participantes devem seguir o regulamento que traz algumas regras básicas, como a suspensão da venda de bebidas a partir das 16h, a proibição de som mecânico por parte dos grupos e a participação exclusivamente de grupos musicais com repertório germânico.

Origem do Stammtisch

De modo literal, o termo "stammtisch" é formado da junção das palavras stamm - que significa tronco - e tisch - que significa mesa. Ou seja, numa tradução fiel significa "mesa de tronco".

O termo é formado pela junção das palavras ''stamm'', que significa tronco, e ''tisch'', que significa mesa. A ''mesa de tronco'' era o local onde os trabalhadores, ao fim de um dia de trabalho, se reuniam para beber e conversar. O hábito ganhou as tabernas, nas cidades. Nestes ambientes, teria se perpetuado o nome stammtisch.

O termo passou a representar todos aqueles que, habitualmente, as frequentavam e costumavam, na companhia de amigos, sentar-se numa mesma mesa previamente reservada ou que lhes era cativa.

REGULAMENTO STAMMTISCH 2016

INSCRIÇÕES: As inscrições serão limitadas ao número de 80 grupos com no máximo de 20 integrantes por grupo e de acordo com a ordem de inscrição. Serão aceitas inscrições somente no período de 01/02/2016 a 18/02/2016 por ordem de chegada. Não será feito reserva de local por e-mail ou telefone. A inscrição apenas terá validade com o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$140,00 (cento e quarenta reais) mais a taxa de emissão do boleto para cada grupo.

As inscrições deverão ser realizadas pessoalmente (pelo coordenador do grupo ou pessoa autorizada pelo grupo) no Portal Sul, com Caroline, no endereço Rua XV de Novembro, nº 818, na Praça Jorge Lacerda, mediante retirada da ficha de inscrição do grupo, das 7h30min ás 12h30min, após retirar o recibo de inscrição, apresentar o mesmo no setor de tributação da Prefeitura, que emitirá o boleto correspondente. Em caso de acumulo de interessados, serão entregues senhas para organizar o atendimento ao público.

DATA DO EVENTO: A data do evento está definida para o dia 27/02/2016 na Praça Jorge Lacerda.

O horário para os grupos será das 09 horas às 17 horas, sendo que a partir das 16h será suspensa a venda de bebidas. Fica estabelecido o horário máximo das 18:00 horas para remoção do material de cada grupo.

Grupos que desrespeitarem os horários de início e encerramento da festa serão penalizados. Os materiais utilizados por cada grupo poderão ser colocados no local de cada grupo até as 8h do dia do evento.

LOCAL E LIMPEZA: A organização colocará para cada grupo um ponto de energia elétrica. A organização disponibilizará aos grupos: 1 mesa, 2 cavaletes e 2 bancos. A comissão organizadora irá colocar a mesa, cavaletes e bancos no local que cada grupo ficará na praça, devidamente identificados.

Será realizada reunião com os coordenadores dos grupos no dia 22/02, às 19h no Auditório da Prefeitura Municipal de Pomerode, para entrega da relação de componentes de cada grupo, apresentação de regulamento e assuntos gerais relativos ao evento.

O grupo deverá providenciar a montagem de seu toldo ou barraca até às 20h de sexta-feira que antecede o evento, dia 26/02. Não será aceita a montagem de barracas no dia do evento, com o objetivo de otimizar o fluxo de veículos dos fornecedores e também o fluxo das pessoas.

Praticar o bom senso e zelar pelos equipamentos de apoio disponibilizados pela organização do evento.

Acondicionar o lixo produzido nos sacos de lixo distribuídos pela organização, e, em hipótese alguma deixar resíduos de alimentação, óleos, carvão ou gelo na via pública, nas calçadas, canteiros de flores ou nos bueiros. Em caso de descumprimento desta regra, o grupo está automaticamente eliminado no ano seguinte.

SOM: É expressamente proibida a utilização de som mecânico, automotivo e amplificado. Fica vedada também, a participação de grupos musicais cujo principal repertório não seja de músicas folclóricas e regionais de origem germânica. A utilização de aparelhos de som mecânico ou instrumentos de músicas de origens estranhas aos expostos neste item sujeita o grupo a tê-los recolhidos, com devolução somente no 3º dia útil após festa. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por danos que possam ocorrer ao material apreendido.

RESPONSABILIDADES: Um integrante será o responsável pelo grupo, este assinará a ficha de inscrição e
será o porta-voz do grupo. Qualquer solicitação e ou reclamação deverá o porta-voz da equipe se dirigir a um
integrante da Comissão Organizadora, devidamente identificado.

O envolvimento do grupo ou de integrantes do grupo em brigas, tumultos, agressões ou atentados à segurança, à moral e aos bons costumes, ou ainda, a prática de ações delituosas de qualquer natureza, sujeitará os envolvidos à ação repressiva da equipe de segurança privada e ou da Polícia Militar, aplicação das penas legais e sumárias de afastamento do grupo do local da festa. A comissão organizadora poderá também, dependendo da gravidade e das circunstâncias da ocorrência, não aceitar a participação do grupo em futuros eventos.

IMPORTANTE!! Em caso de chuva que impossibilite a realização da festa na rua na data estipulada, o evento será transferido para data posterior, definida e informada pela organização.

Foto: Divulgação
Fonte: Prefeitura de Pomerode

AGENDA DE EVENTOS

01/03/2018

Centro Cultural

Em 2016 a Osterfest - A Páscoa mais alemã do Brasil, acontecerá de 03/02 a 01/04.

10/01/2018

Pavilhão de Eventos

Festa Pomerana - Várias atrações esperam por você na Festa mais Alemã do Brasil! 

23/09/2017

Opa Restaurante e Pizzaria

Música ao vivo com Billy no Opa Restaurante e Pizzaria durante o horário de almoço.

23/09/2017

Opa Restaurante e Pizzaria

O Restaurante e Pizzaria Opa, promove música ao vivo com a Aura Vibe, MPB e Pop Rock.

22/09/2017

Opa Restaurante e Pizzaria

O Restaurante e Pizzaria Opa, promove música ao vivo com o cantor Thiago Rubin.

02/02/2017

Teatro Municipal 

A partir das 20h acontecerá a apresentação da Banda Sinfônica do Femusc.