Pomerode
O ano inteiro

207 mil visitantes passaram pela 9ª Osterfest

Terça-Feira, 18 de Abril - Estar em Pomerode (SC) é fazer um verdadeiro passeio pelas tradições deixadas pelos imigrantes alemães. Seja na arquitetura, na gastronomia, nos costumes ou ainda nos eventos que, ao longo do ano, atraem milhares de visitantes para a cidade que é conhecida como a mais alemã do Brasil. Um exemplo disso é a 9ª Osterfest, que chegou ao fim neste domingo (16/4). Com um mês de programação, sempre de quinta a domingo, o evento que celebra a Páscoa em estilo germânico recebeu 207 mil visitantes. “A Osterfest já é um evento consolidado e a cada ano recebemos mais pessoas. Nesta edição, aumentamos a área do evento e trouxemos novidades, como a maior Osterbaum do mundo. Isso reflete também na economia do município, o que é muito positivo”, comenta a presidente da Associação Visite Pomerode (AVIP), Gicele Lanser Correa. Para ela, o sucesso ainda maior desta edição é explicado pela parceria entre associações empresariais, Fundação Cultural e Prefeitura. "Cada um fez sua parte, o que foi fundamental para o sucesso de evento. Percebemos que isto é algo raro em outros municípios", acrescenta.
Pelo Centro Cultural, onde é realizada a festa, não faltaram atrações para todas as idades, como a pinturas de casquinhas de ovos, feira de artesanato. Mas o que chamou a atenção dos turistas foi a Osterbaum, que recebeu o título de maior árvore de Páscoa com casquinhas naturais do mundo pelo Guinness World Records. A árvore com 19 metros de altura foi decorada com 82.404 mil cascas de ovos naturais, que foram arrecadadas pela comunidade e empresas locais ao longo do último ano. “Ter a maior Osterbaum do mundo é um desejo antigo. Com o passar do tempo fomos nos preparando para abraçar esse desafio e a comunidade se engajou com a ideia, tornando tudo possível. Até então, o título era da cidade alemã de Rostock, com 76.596 mil casquinhas”, explica um dos organizadores do evento, Rolf Porath. A Osterbaum ficará exposta por mais algumas semanas.

R$ 18 milhões na economia local
De acordo com a organização, toda a cidade é beneficiada durante a Osterfest. A rede hoteleira e pousadas, por exemplo, estavam lotadas durante o período. “Acreditamos que a Osterfest movimentou cerca de R$ 18 milhões na economia da cidade durante o evento. Os restaurantes, lojas, postos de combustíveis zoológico e parques dobraram o movimento durante o último mês. Esse movimento não só movimenta a economia local como também beneficia entidades da cidade como APAE, hospital e grupos de escoteiros, através da renda dos estacionamentos”, conclui Porath.

Fonte: Avip

AGENDA DE EVENTOS

01/12/2017

VolksFriends 11

Pomerode recebe no primeiro final de semana de dezembro o Volksfriends - Encontro de Fuscas.

12/2017

Weihnachtsfest - Festa de Natal

A Festa de Natal de Nossa Pequena Alemanha é diversão para toda a família! Todos se encantam com a decoração tradicional alemã, as luzes, o sentimento de união. Venha sentir esta emoção!

10/01/2018

35ª Festa Pomerana

Festa Pomerana - Várias atrações esperam por você na Festa mais Alemã do Brasil! 

03/2018

Osterfest

Em março/abril, a cidade mais alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães.

07/2018

Festival Gastronômico

O festival gastronomico se destaca em razão de seus acolhedores restaurantes e farta culinária típica.